28 de julho de 2015

Cícero voltou! Como trabalhar isto em campo?

Estimados tricolores,


Com o noticiado retorno do Cícero, e caso o alegado problema de relacionamento com o elenco para justificar a sua negociação com o Al-Gharafa no início deste ano seja resolvido, podemos dizer que o Fluminense se consolida como um dos times com elenco necessário para a disputa deste título brasileiro. Muitos podem lembrar que na sua última passagem pelo clube ele não tenha ido tão bem quanto na passagem de 2007/08. Mas muito do rendimento ruim dele ocorria devido ao seu posicionamento em campo, tendo em vista o esquema de jogo utilizado por Cristóvão Borges (o mesmo utilizado pelo atual técnico tricolor, Enderson Moreira). Cristóvão Borges o escalava na mesma posição que jogava o Wagner no ano passado (o meia aberto pela esquerda), situação que prejudicava o Cícero devido as suas características. Para jogar naquela posição é necessário um jogador de mais velocidade e o Cícero é um jogador que não possui esta característica e que pode ser melhor aproveitado de frente para o gol e não recebendo bola de costas para o gol. Sendo assim, para evitar cair no mesmo erro que o Cristóvão, Enderson precisaria então utilizar este jogador nas posições onde jogam Jean e/ou Edson. E perder estes dois jogadores também seria prejudicial para o time, já que ambos vem tendo boas atuações.

Como resolver este problema? Inevitavelmente mudando o esquema de jogo. E qual esquema de jogo então poderia ser o melhor tendo em vista as características destes jogadores? tomadas as devidas proporções, a Champions League pode nos dar o melhor esquema possível.

Pra quem acompanhou os jogos da Juventus-ITA da última temporada (lembrando sempre que a última temporada terminou a pouco mais de um mês), viu que o time jogou muitas vezes no esquema 4-3-1-2, com 4 defensores, 4 jogadores no meio de campo formando um losango e dois atacantes. E este losango é o ponto de destaque que está servindo de inspiração de sugestão tática para o time do Fluminense.

No time da Juventus, o losango no meio é formado por Pirlo, sendo o primeiro vértice do losango (jogando a frente dos zagueiros); Pogba e Marchisio mais a frente (alinhados ou não); E Vidal como último vértice, responsável pelo acionamento dos atacantes. E é justamente o fato de Pirlo ser posicionado neste primeiro vértice o ponto de destaque. Muitos de vocês já devem ter ouvido falar que num meio de campo em losango no primeiro vértice deve ser escalado aquele volantão porrador para proteger a defesa. Mas na Itália a ideia é justamente o contrário. Na Itália, costuma-se escalar o melhor passador do time e não o melhor defensor, pois ele será sempre a válvula de escape do time, aquele jogador que, graças a sua habilidade e bom passe, tem a visão e capacidades necessárias para acelerar ou cadenciar o jogo do time. Não à toa, o jogador que joga nesta posição na Itália é chamado de regista (isso mesmo, a ideia é a de que o jogador seja o regente do time, como em uma orquestra). Sei que este tipo de situação irá gerar algumas dúvidas, então tentarei reunir as principais aqui.


"O Fluminense tem que contratar o Pirlo? E o que isso tem a ver com o Cícero?"

São perguntas que vocês podem fazer. Concordo que seria sensacional se o Fluminense contratasse o Pirlo. O retorno técnico que ele traria ao clube seria fenomenal. Mas acho que este é um passo que o clube ainda não pode dar. E então, respondendo a segunda pergunta, por que não transformar o Cícero em uma espécie de Pirlo no Fluminense?

A ideia não é absurda, já que o Cícero é um jogador de bom porte físico, boa visão de jogo e ótimo passe, de forma que auxiliaria muito na criação de jogadas do time e nos contra ataques em velocidade, acionando Jean e Edson, que pela disposição física podem cobrir uma maior parte do campo transitando no espaço entre as intermediárias de defesa e ataque e também Ronaldinho Gaúcho na busca da jogada diferenciada (já que o passe diferenciado é uma qualidade de ambos). A minha possível escalação inicial seria esta da imagem abaixo:




"Mas no 4-3-1-2 o jogador no primeiro vértice não precisa praticamente jogar como um falso terceiro zagueiro pra liberar o apoio dos laterais?"

Sim, pode, mas não é uma regra absoluta. Este tipo de situação para este esquema costuma ser usado por alguns times argentinos (mas não todos). Muitos deles quando jogam neste esquema também utilizam volantes de ótimo passe para auxiliar o time no ataque. E aqui vai outra informação importante sobre este "falso terceiro zagueiro": Isto não é exclusividade apenas do 4-3-1-2. Esta é uma solução tática que pode ser executada em qualquer outro esquema com 4 defensores e é chamado de saída de três. Esta solução tática inclusive foi utilizada por Luiz Felipe Scolari quando assumiu a seleção para a Copa de 2014 (que jogava no 4-2-3-1), onde Luiz Gustavo/Fernandinho recuava e se alinhava aos dois zagueiros do time (Thiago Silva e David Luiz) para liberar o apoio de Daniel Alves e Marcelo.


"Mas se vão usar o Cícero como volante do primeiro vértice ao invés de um jogador com o estilo do Pierre, como ficaria a defesa?"

No momento de defender, o time mudaria do 4-3-1-2 para um 4-4-1-1, como pode ser observado na imagem abaixo. Jean abriria para fechar a ala esquerda, Cícero e Edson se manteriam centralizados e Osvaldo recuaria para fechar o lado direito, já que possui bastante velocidade, deixando Fred na frente e Ronaldinho um pouco mais recuado para receber as bolas e poder iniciar os trabalhos ofensivos. E o mais importante de tudo é: Com maior compactação entre as linhas de 4 da defesa e meio, mais trabalho o ataque adversário teria para criar jogadas.




"Mas neste esquema algumas das joias de Xerém teriam suas chances drasticamente reduzidas."

Talvez, mas tudo dependeria muito mais da força de vontade de alguns destes jogadores em querer mostrar serviço. E penso até em soluções para que os jovens jogadores que vem se destacando não percam suas chances. Exemplos possíveis? Scarpa e Gerson poderiam jogar como opções para Jean e/ou Edson. Vinícius também pode ser considerado uma opção. São jovens que podem render também muito mais de frente para o gol do que recebendo bolas de costas para o gol. Como opção para a posição de Ronaldinho, Gerson e Robert poderiam ser testados, sendo que Robert também poderia ser usado como opção para o Oswaldo, como atacante. Como disse, são testes que podem ser realizados e que não soam tão absurdas. Basta que eles sejam aplicados taticamente.


Como disse anteriormente, este 4-3-1-2 é uma sugestão. Mas esta não seria a única opção tática possível. Há mais dois possíveis esquemas que podem ser utilizados com esta mesma formação. Um 4-3-3 com meio formando um triângulo de base alta (sendo Cícero mais uma vez o primeiro vértice com Jean e Edson mais a frente) e Ronaldinho e Osvaldo abertos como atacantes ou o 4-5-1 com Cícero centralizado com Edson e Jean mais a frente e Ronaldinho e Osvaldo trabalhando como criadores de jogadas mais abertos, como podemos ver na imagem abaixo:




E a variação defensiva para este esquema pode ser feita com o mesmo 4-4-1-1 utilizado no 4-3-1-2.

OBS: Apesar de muitas pessoas acharem que não, o 4-3-3 foi o esquema utilizado por Abel Braga na campanha do título do Brasileiro 2012. Ele começou o ano fazendo o time jogar no 4-2-3-1, porém percebeu que neste esquema ele prejudicava o Deco, pois deixava-o com um espaço muito pequeno de campo para trabalhar as jogadas (já que Deco era o meia centralizado do esquema. Thiago Neves jogava aberto pela esquerda e W. Nem/Rafael Sóbis jogavam abertos pela direita). E como o Abel resolveu este problema? Recuando Deco e o deixando alinhado com Jean e posicionando Edinho no primeiro vértice (formando mais uma vez um triângulo de base alta) para fazer a saída de três para liberar o apoio dos laterais.


Mas não importando qual destes dois esquemas poderiam ser usados, algumas condições deverão sempre ser respeitadas:

1 - Os laterais não poderão atacar ao mesmo tempo. Se o lateral direito vai pro ataque, o esquerdo se mantém na defesa para ajudar na marcação e vice-versa;
2 - Como qualquer esquema, necessita da aplicação de todos os jogadores. Até por que, algumas compensações deverão ser feitas por causa de termos Ronaldinho e Fred em campo. O que não impede que estes dois jogadores não possam realizar funções defensivas para o time;
3 - Para não incorrer no problema que tivemos no ano passado, deve-se saber até onde será o momento de insistir que um jogador possa realizar determinada função em campo e ter sabedoria o suficiente para não forçar a barra para que este jogador realize esta função, de forma não queimá-lo com a torcida;
4 - E caso o esquema não dê certo, ter a humildade de reconhecer isto e procurar uma nova forma de trabalhar.

E você, tem alguma sugestão de como montar esta equipe? Deixe sua resposta nos nossos comentários.

ST!

Alexandre Nogueira
Sócio-Futebol e Membro do Esperança Tricolor

Nenhum comentário:

Postar um comentário