15 de fevereiro de 2016

Ouro de tolo

Queria escrever um texto sobre a vitória de ontem me inspirando em uma canção. Por algum motivo o qual não sei explicar, decidi escolher como inspiração para este texto a canção "Tente outra vez" do genial Raul Seixas. Fui ao youtube e busquei a música e a ouvi uma primeira vez para reunir a inspiração necessária relembrando os lances do jogo, porém, percebi que havia algo de estranho. Repeti a música por três vez e continuei a relembrar os lances do jogo, mas tudo ainda estava muito estranho. Resolvi relaxar e ouvir então outros sucessos do mesmo cantor. E após ter ouvido outros sucessos como "Gita", "Cowboy fora da lei", "O carimbador maluco", "Metamorfose ambulante", eis que então surge "Ouro de tolo" e infelizmente, de certa forma, tudo fez sentido.

"Ah, mas já vai começar a corneta após a vitória. Essa oposição, francamente, viu?". Tem gente que vai pensar assim. Não quero recriminar quem pense desta forma, porém a vitória de ontem, assim como a vitória contra o Bonsucesso, ocorreu muito mais pela fragilidade dos adversários do que por méritos de uma melhora do plano de jogo tricolor. Ouro de tolo, como o título da canção diz. Digo isto porque ontem os mesmos problemas continuaram sendo repetidos. A apatia dos jogadores; a falta de contundência nas jogadas; a pouca compactação entre as linhas em campo; o posicionamento ruim, aliado às deficiências técnicas dos laterais que continuam deixando avenidas para os adversários; a larga amplitude dos jogadores em campo (entendam por amplitude a distância que os jogadores ficam uns dos outros em campo, medida de uma lateral a outra do campo); e a péssima forma física de alguns jogadores (sim, sei que estamos em início de temporada, mas é notório que a preparação física do Fluminense é deficiente se compararmos com outros times).

A única grande diferença que o jogo de ontem apresentou foi o fato do time ter saído do 4-2-3-1 e jogado no 4-4-2 padrão inglês, já que Diego Souza se manteve muito mais como outro atacante de pouca movimentação do que como meia. Só não sei se isto ocorreu por recomendação do técnico ou por conta da falta de preparo físico do jogador. De positivo mesmo em relação a toda partida, tivemos apenas o belo gol do Cícero. De resto, o time foi mais do mesmo.

O time fará três jogos que representam um desafio muito maior que os três últimos (Cruzeiro pela Primeira Liga, Flamengo e Botafogo pelo estadual). E me preocupa muito o resultado destes jogos tendo em vista os problemas que o time vem apresentando. Em caso de derrota nestes jogos, certamente o treinador não terá forças para ser mantido, já que o seu aproveitamento no comando do time é ruim. Vocês verão pessoas tentando contemporizar esta situação, dizendo que o técnico assumiu uma bomba; que só não levou o time para a final da Copa do Brasil por conta da arbitragem (situação que eu discordo frontalmente, já que o time foi eliminado por conta do resultado do jogo de ida e não pelo jogo de volta); que nos salvou do rebaixamento (outra situação que eu discordo); ou que não temos que levar a sério o estadual, por conta da briga política entre Clube e Federação. Nada disto muda ou ameniza fato de que desempenho do time é fraco e os erros que vemos hoje em dia já eram apresentados no ano passado.

Você pode achar que minha reclamação é feita por politicagem. Mas não é. Só me incomoda demais ver o Fluminense jogar "isto" que vem jogando hoje em dia (me recuso a chamar de futebol); incomoda ver tanta passividade da torcida em relação ao péssimo desempenho de certas figuras que participam da gestão do clube; incomoda ver a total falta de comando do futebol tricolor (ou, possivelmente, o comando por parte de quem NÃO DEVERIA estar comandando o departamento); incomoda a falta de cobrança por melhores resultados no clube como um todo; E incomoda mais ainda as meias verdades lançadas para justificar algumas decisões tomadas. Da forma como as coisas vão, só quem perde é o próprio Fluminense e nós, por consequência.

Caríssimos, isto que vemos hoje não é o Fluminense que todos conhecemos. Reconheço que a gestão fez alguns acertos, como a revitalização de Xerém e a renegociação das dívidas do clube. Mas não podemos achar que só isto basta para elencar o Fluminense a um futuro próspero e de títulos. É preciso muito trabalho, tendo em vista o que ainda vemos de errado no clube. E tenham certeza de que há gente muito preocupada em melhorar o que já existe. E nenhum destes ligados aos "possíveis candidatos" que andam sendo ventilados por aí (se é que estes conseguirão mesmo se candidatarem).

Confiando que o verde da Esperança ainda fará com que coloquemos o Fluminense no seu devido lugar,


Alexandre Nogueira
Sócio Futebol e Membro do Esperança Tricolor


Se liga no recado:

- O Twitter é uma ferramenta muito legal. Mas tem um pessoal que repete um discurso errôneo (ou infantil, eu diria) de que "a oposição odeia quando o Fluminense vence" como um mantra. Sério mesmo?

- Há um perfil fake que costuma aparecer em momentos específicos com a desculpa de "querer informar a torcida com informações importantes de bastidores". Mas no último sábado, quem viu o seu reaparecimento entendeu que a ideia do perfil não é realmente esta. É defender uma certa pessoa ligada à gestão. Não se deixem enganar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário