4 de julho de 2016

Saco cheio

Raiva. Esse é o sentimento comum entre os torcedores tricolores. Como pode uma gestão fazer com que seus torcedores se afastem e passem a gostar cada vez menos de uma paixão como o futebol? Pois esse é o legado que nos deixam Peter e Flusócio.

Durante tanto tempo nos disseram que o mal do Flu era a UNIMED, eram os desmandos do Fred, a ingerência do Celso Barros. Que não se dava espaço a base porque o modelo impunha medalhões. Medalhões esses que nos fizeram figurar entre os maiores campeões dos pontos corridos, dividindo a hegemonia com Cruzeiro e Corinthians nos últimos 6 campeonatos.

Mas hoje o que vemos? Mais do mesmo. A principal característica dessa gestão é a paixão aos factóides. Vivem disso através do seu exército das redes sociais. Espalham notícias que terminam virando verdade absoluta. As novas são que estamos em crise financeira e que a culpa do atual elenco é do CT e de seu patrono. Como assim?

Não se deixe enganar torcedor. Esse ano o Fluminense foi ao lado do Palmeiras o clube que mais investiu, seguido de perto pelo Atlético MG. Só que investiu mal, jogando dinheiro fora com atletas fracos que não valem o investimento. Entre pagamentos de passes e luvas mais comprometimentos de receitas futuras com salários fora da realidade do mercado, investiu-se mais de 70 milhões. Que crise é essa? Que prioridade ao CT é essa?

A nova foi a dispensa do Fred para economizar. Desafiam a matemática. O Fred custaria cerca de 25 milhões até o final do seu contrato. E o que fazem? Comprometem 23 milhões com o Henrique Dourado! Mal jogador? Veremos. Mas se não tinha dinheiro pro Fred, como tem pro Ceifador???

E isso sem contar com as absurdas contratações de William Matheus, Dudu, Maranhão...claro que vai faltar dinheiro. Contratando a peso de ouro jogadores fracos, só pode dar nisso. Fica a pergunta: o que faz a famosa "equipe de scout"?  Certamente não assistem jogos. Se assistissem trariam dezenas de nomes de destaques da Libertadores. Identificariam que o Dudu não é melhor que o Higor, Eduardo e Robert. E que o Maranhão joga menos do que qualquer atacante da base. Incompetência? Preguiça? Trocamos medalhões por "merdalhões" e Xerem segue desprestigiada apesar de alguns conseguirem jogar, casos do Douglas, Scarpa e Marco Junior.

O Cícero agora tem a sua chance de ser o líder do grupo. E o que faz? É um omisso em campo. Temos um time calado, insosso, sem vontade. Um time conformado com um Scarpa apagado. Um time que não fala, não se cobra. Um grupo apavorado, nervoso e sem liderança.

Terrível. O sentimento é de que o Peter não vê a hora de largar tudo. E de que a Flusócio,  oportunista como sempre, quer cada vez mais se afastar da atual gestão. Triste.

E para terminar vem o Levir colocar a culpa na política do clube. Como assim? A política fez as contratações absurdas? Foi quem preparou um péssimo planejamento que no meio do campeonato dispensa o maior ídolo do clube nos últimos 20 anos e um zagueiro que é uma jóia como há muito não aparecia, para trazer jogadores fracos e insossos? Foi quem trocou Fred por Magno Alves? Foi a oposição que tirou a Adidas para colocar uma empresa sem oxigênio e que preferiu priorizar o Atlético? Ou que conseguiu a proeza de ser o único grande sem patrocínio master? Cara de pau tem limite.

Levir, um conselho: trabalhe. Treine o time. Olhe o exemplo de outros times com elencos regulares como o nosso fazendo bom papel. Times certinhos e arrumados. Trabalhe. E se quiser culpar alguém pelos maus resultados olhe ao seu redor e verá os culpados. Cuidado com os ratos. Eles estão abandonando o barco.

Esperança Tricolor

Um comentário:

Bruno Freitas disse...

Concordo plenamente. Acho importante o equilíbrio financeiro, mas não acho que o Wellington Silva seja melhor que o Igor Julião,o Giovanni seja melhor que o Ayrton, o Dudu seja melhor que o Hugo Leite ou o Eduardo (esse campeão de assistências da Série B/15). Com o que economizariam trariam ao menos um excelente nome para o elenco. Cícero para o Fluminense, está como o Pato para o Corinthians, um estorvo oriundo de uma má contratação que não se tem como livrar porque nenhum clube o quer. Enfim, concordo 1000% com o post.

Postar um comentário