24 de março de 2016

Um burro com sorte... e competência

São pouquíssimos os jogos sob o comando de Levir Culpi, mas sem dúvida nenhuma é um novo Fluminense. O burro com sorte - como se denomina em livro de própria autoria - deu uma cara muito mais moderna ao modelo de jogo da equipe e obteve a classificação para a final da Primeira Liga ao derrotar o Internacional nos pênaltis, após empate em 2 a 2.

As novas características do time têm ficado mais evidentes desde o clássico contra o Flamengo: a busca pelo passe de ruptura, volantes se posicionando na diagonal um do outro, novo posicionamento em bolas paradas e eficiente movimentação na recomposição defensiva.

O passe de ruptura foi usadoquatro vezes com perigo na primeira etapa. No início, Jonathan recebeu na frente e cruzou para Gerson quase abrir o placar. Na segunda, Scarpa encontrou Osvaldo, que parou em Muriel. Na sequência, Gerson observou a distância entre os defensores do Inter no balanço defensivo e serviu Osvaldo, que desta vez marcou. Logo depois, Magno Alves foi acionado na área mas isolou.

Outro ponto importante é o posicionamento dos volantes. Quando um sai para o combate, o outro se posiciona diagonalmente, forçando o passe para o lado ou o recuo da jogada. Na única vez em que falhou neste posicionamento o Inter fez o primeiro gol, aproveitando que Jonathan não acompanhou a entrada de Vitinho na área.

Quanto as bolas paradas, desde a partida contra o Criciúma já podemos observar melhora. Enquanto antes os jogadores se embolavam para tentar fazer uma parede para o companheiro, desta vez eles se posicionam em linhas afastadas e atacam a segunda trave. Este posicionamento é muito semelhante ao que era usado pelo Porto na época de André Villas-Boas e Falcao Garcia. Defensivamente, entretanto, a marcação em zona preocupa porque pode permitir que o adversário "dobre" em algum defensor.

A recomposição defensiva também passou por mudanças. As antigas avenidas nas laterais agora recebem cobertura dos zagueiros e não mais dos meias/pontas. Quando um lateral é pego fora de posição, o zagueiro sai para a cobertura e o volante entre na zaga, com o meia/ponta ou o lateral ocupando a vaga do volante. Uma movimentação que desgasta bem menos os jogadores de frente. Coincidentemente, também foi no primeiro gol do Inter que a movimentação não foi aplicada corretamente.

Um Fla-Flu histórico que não tinha de ser

Seria ótimo para a Primeira Liga ter um Fla-Flu como primeira decisão da História. Contudo, um Clube que por um lado bate de frente com as federações que atrasam o futebol, mas por outro quer seguir sendo beneficiado numa divisão injusta de cotas, não merece de forma alguma estar na História de uma competição que representa o que é justo, honesto e transparente. Nem como vice.

Esperança Tricolor

Nenhum comentário:

Postar um comentário