2 de outubro de 2014

Conflito de interesses

Esperançosos Tricolores,

        Na grande expectativa pelo jogo do próximo sábado contra o Bahia e projetando uma maior aproximação ou mesmo o ingresso no G4, nos deparamos hoje com uma notícia bombástica e assustadora!

        Nosso Vice-Presidente de futebol, Dr. Mário Bittencourt, defendeu o América-MG em julgamento realizado ontem no STJD, conseguindo inclusive reduzir a pena imposta ao clube mineiro em 15 (quinze) pontos. Agora, em vez do decréscimo de 21 (vinte e um) na tábua de classificação, o América terá subtraído apenas 6 (seis) pontos, o que o alça da zona de descenso para a décima colocação na Série B.

         Estranhamente, no que para muitos se configura num potencial conflito ético, o sr. Bittencourt conjuga a Vice-Presidência de Futebol com a prestação de serviços advocatícios ao clube, função esta inclusive que exerce com eficientes resultados, vide a defesa do Fluminense no neste mesmo STJD, quando o clube figurou como interessado no imbróglio que envolvia a escalação irregular de atletas por parte da Portuguesa e do Flamengo. 

        A discussão ética reside na flagrante e concomitante relação de ao mesmo tempo em que exerce um importante cargo estatutário e não-remunerado, prestar assessoria jurídica ao clube de modo recompensado. Inclusive, lendo-se o Estatuto, mas especificamente no ítem b) das atribuições de um Vice de Futebol do Fluminense, é responsabilidade do detentor da pasta "gerenciar os contratos, franquias e transações de qualquer natureza comercial concernentes ao futebol do Fluminense". Causa estranheza que o responsável por tais obrigações, possa também receber por eventual rescisão ou qualquer outro ato jurídico decorrente de alguma ação que envolva alguma dessas transações.

         Perpassando esse fato, voltemos à questão da defesa do América-MG. Apesar de toda a razão do Fluminense e da justa penalização imputada tanto à Portuguesa de Desportos quanto ao Flamengo, nosso clube sofreu e sofre bastante pelo não-rebaixamento ter sido sacramentado numa via judicial, exatamente no mesmo STJD. Viramos o vilão-mor do futebol brasileiro e a indesejável pecha de time do "Tapetão" continua de modo covarde e leviano sendo disseminada pela imprensa e ressoada por mídias sociais e similares, o que inegavelmente causa sensível desgaste à imagem do clube.

         Conjugando tudo isso, o sr. Mário Bittencourt deveria se resguardar e principalmente proteger o clube do qual é dirigente e cremos que torcedor. Se a relação VP x prestador de serviços jurídicos já é constrangedora, imaginem agora, prestando serviços para um clube que disputa o mesmo campeonato que o Fluminense, estando apenas numa divisão diferente? Será que se o Vasco tiver alguma demanda congênere no STJD, contará também com os préstimos do sr. Bittencourt? 

          Soa inacreditável atestarmos que o nosso Vice-Presidente de Futebol defende uma outra agremiação num caso muito parecido, que tanto deteriorou a imagem do clube. Serve também como combustível para a imprensa, que claramente não se referirá ao causídico como sr. Bittencourt, mas sim como o "advogado do Tapetão do Fluminense".

          Uma situação como essa é inaceitável e não poderia ocorrer. Não sabemos se o Presidente do clube tinha conhecimento do fato, mas o mínimo que esperamos é que algo do gênero tenha acontecido pela última vez. O sr. Bittencourt deve cuidar dos interesses do clube cujo mascote é um Cartola e não um Coelho...

         Saudações Tricolores a todos,
Danilo Jeolás
Sócio Contribuinte e membro do Esperança Tricolor
#esperancatricolor

Nenhum comentário:

Postar um comentário