7 de abril de 2014

Planejamento Estratégico



Vamos fazer um exercício mental, pensando em qualquer empresa, e tentar responder estas perguntas:

  • Onde estamos ou Quem somos?
  • Para onde queremos ir?  Como chegar lá?


O que pode afetar um planejamento estratégico  é o porte, a complexidade ou o mercado da empresa, mas nunca irá eliminar a necessidade de planejar o futuro a médio e longo prazo.


Pensem nisso:

O Fluminense se conhece? Sabe os seus pontos fortes, suas fraquezas, suas oportunidade e suas ameaças ? http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1lise_SWOT

 

O Fluminense sabe aonde quer chegar? Quais são suas metas e objetivos de longo prazo? Um exemplo de objetivo poderia ser, “tornar-se a X maior torcida do Brasil em 2025”.
Definidos os dois primeiros pontos, então poderemos pensar no 3º," o como chegar lá".

E o como chegar lá, amigos, pertence a toda estrutura do clube, marketing, finanças, administrativo, esportes olímpicos, social, etc, etc, etc.
As metas e objetivos de cada área têm que estar completamente alinhados com as metas e objetivos do clube e cada ação tomada tem que estar dentro de um planejamento que foque alcançar a meta estabelecida.

Com o planejamento estratégico estabelecido fica fácil gerenciar o Fluminense, não?

Ok, não fica,Mas, além de ser muito mais fácil do que temos hoje, um planejamento estratégico bem elaborado dá o norte para qualquer gestão do clube, para qualquer presidente e teríamos que cobrar tão somente o compromisso de executar o estabelecido proposto(sem promessas mirabolantes de campanha).

Forte Abraço
ST

Marco Aquino
Membro do Grupo Esperança Tricolor
 #esperancatricolor
facebook.com/tricoloresperanca
www.esperancatricolor.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário