31 de agosto de 2015

Fluminense x Atlético-MG: O sinal de alerta já está aceso.

Estimados tricolores,


Oito jogos. Seis derrotas. Campanha de rebaixamento. Oscilação normal? Desfalques? Pode ser. Mas perdemos de equipes pobres. Times medíocres. Não conseguimos ganhar de equipes lutando pra não cair. Perdemos até do Vasco que não ganha de ninguém. Qual a explicação? Várias.

A entrada de dois jogadores desinteressados, lentos e sem vibração no time acabou com a equipe de operários.

Do Ronaldinho Gaúcho eu já esperava isso. Ele é um desses malandros do futebol moderno. Faz 3 embaixadinhas, 4 firulas e a torcida carente bate palmas. Vi hoje no Maraca várias famílias com crianças e todos os pais e avôs apontavam um único jogador: Ronaldinho. Mas ele há muito tempo não é mais jogador. E não tem vergonha disso. Parabéns pra quem trouxe , parabéns para quem apoiou e parabéns pra quem gostou. Pela foto dele no vestiário do galo se percebe claramente. Muito preocupado com as 6 derrotas...

Já do Cícero, desse eu esperava e ainda espero muito mais. Um jogador com o salário dele não pode andar em campo. Ele tem que suar sangue e sair de campo exausto. E potencial ele tem. Chuta bem, cabeceia bem, tem bom passe. Mas precisa querer. Em toda sua carreira isso que lhe faltou: querer. E ele nunca quis. Já está grandinho pra aprender, não?

Independente dos vários erros cometidos pelo Enderson, nada justifica a burrice e a falta de vontade, falta de espírito de campeão. De maneira sensacional nosso treinador resolveu que o Ronaldinho deve e pode jogar como centroavante. Sim. De costas pro gol no meio dos zagueiros. O ex-rei dos "dibres" de centroavante. E o que fazem nossos "laterais" e volantes? Cruzam bolas da intermediária pro Ronaldinho cabecear! Claro. No meio de dois zagueiros de 4 metros de altura e contra um goleiro que, ao contrário do nosso, sabe que pode sair do gol e cortar cruzamentos com as mãos. Quatro, cinco, seis cruzamentos. Culpa do treinador? Talvez. Mas jogador não sabe pensar sozinho?

Além disso, nossos laterais inexistem. O Scarpa eu livro a cara. Garoto esforçado, tem meu respeito. Mas o restante, meu Deus. Triste. E o Gum? Também tem meu respeito por seu passado mas não dá mais. Impressionante sua dificuldade na marcação. Não consegue se antecipar e comete um erro básico pra um zagueiro da sua experiência: deixa o corpo pro centroavante se apoiar. Básico. Mas parece que ele esqueceu.

E assim seguimos. Aos trancos e barrancos. Somos o reflexo do nosso VP de futebol. Uma prima dona preocupado em aparecer. Quer holofotes, se acha a estrela da companhia. Chegamos ao ponto de ver hoje algo inédito: um jogador fazer gol e correr para abraçar o VP do seu time. Aonde chegamos? No momento em que o torcedor vira VP de Futebol, deve imperar o profissionalismo. A relação com os jogadores deve e pode ser fraternal mas com respeito e sem misturar estações. O que vimos hoje foi campanha. Pura e simples.

Enfim, como diz o André Horta, futebol é simples. Montar um elenco não é complicado quando você entende do que faz. O Mario é um excelente advogado. Mas não está preparado nem pessoalmente e nem profissionalmente para comandar o futebol de um time como o nosso. Nosso elenco é desequilibrado, alguém pensa o contrário? Não temos nenhum bom lateral. Não temos um meia agudo, estilo Conca. Temos jogadores fracos tecnicamente. E não é falta de dinheiro. O orçamento já passou dos 4 milhões por mês. Mas ter dinheiro sem saber usar, preocupado apenas em atrair holofotes com o foco nas eleições, é complicado.

E não me venham com papo de oposição crítica e raivosa. Foram 8 jogos. 6 derrotas. Não dá mais pra passar a mão na cabeça. Temos uma torcida anestesiada como o time. Uma torcida que não protesta, não pressiona e aliás que nem ao estádio tem ido, de tão desconfiada que anda. Hoje foram 20 mil. Num domingo de sol, no Maracanã, vindo de vitória, no G4, contra adversário direto. Sinal do que pensam do atual time. Preferem o conforto do pay per view do que sofrer no estádio. Estão certos. Torcedor é soberano, sempre e termômetro do time.

Ainda dá tempo. Faltam muitos jogos. Mas a reação precisa começar. Já. Ou o G4 pode virar G16.


Danilo Fernandes
Sócio Contribuinte e Membro do Esperança Tricolor

Nenhum comentário:

Postar um comentário